https://radiomixlimeira.com.br/feed/

‘Xepa’ da vacina para crianças de 11 anos em geral começa hoje em Limeira

Além das crianças de 5 a 11 anos com deficiência ou comorbidades, que estão sendo vacinadas contra a Covid-19, agora as crianças de 11 anos em geral (sem comorbidade ou deficiência) também poderão receber as doses pediátricas em Limeira. A Secretaria Municipal de Saúde decidiu liberar a aplicação de vacinas remanescentes do dia para este público – é a chamada “xepa” da vacinação.

A “xepa” funcionará, a partir desta quinta-feira (20), na Unidade Básica de Saúde (UBS) Nova Suíça, das 16h às 17h, com entrega de senhas. Essa oferta vai depender da quantidade de doses que sobrarem nos pontos de vacinação das crianças.

Diretor de Vigilância em Saúde e secretário interino da pasta, Alexandre Ferrari, explicou: “Decidimos liberar essas doses remanescentes para outro público pois entendemos que precisamos ampliar a vacinação, dentro do estoque do município. Essa alternativa vai permitir o uso racional das vacinas”. A decisão tem como objetivo evitar o desperdício de doses.

DE 5 A 11 ANOS COM CONDIÇÕES

Paralelamente, segue a imunização das crianças de 5 a 11 anos com deficiência permanente grave ou comorbidades de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, em cinco UBSs: Abílio Pedro, Graminha, Nova Limeira, Nova Suíça e Novo Horizonte.

As crianças devem estar acompanhadas pelos pais ou responsáveis com o CPF (da criança e do adulto), cartão SUS, comprovante de residência, carteira de vacinação e o termo de consentimento (há um modelo que pode ser acessado e impresso através da seção Vacinação, no site da Prefeitura).

PLANTÃO NESTE SÁBADO

A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Saúde, realiza, neste sábado (22), mais um plantão de vacinação contra a Covid-19 das 8h às 13h.

Para as crianças de 5 a 11 anos com deficiência ou comorbidades, a iniciativa acontece na UBS Novo Horizonte. Não haverá “xepa” para crianças de 11 anos em geral no sábado.

Para maiores de 12 anos, o plantão será nas UBSs Nova Europa e Planalto. Quem vai tomar a dose adicional contra o coronavírus, também deve apresentar os documentos pessoais e o comprovante de vacinação. Nesse caso, é possível escolher entre a CoronaVac ou a Pfizer – vacinados com a dose única da Janssen também podem escolher tomar o reforço de Janssen. Será possível, ainda, tomar a primeira e segunda doses durante o plantão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.