https://radiomixlimeira.com.br/feed/

Piracicaba, Iracemápolis e São Pedro ampliam horário do comércio para 8 horas diárias


Governo do Estado autorizou a ampliação para regiões que estão na fase amarela do Plano SP. Movimento em área comercial de Piracicaba
Pedro Santana/ EPTV
Mais prefeituras de cidades da região de Piracicaba (SP) anunciaram a ampliação do horário de funcionamento dos estabelecimentos para oito horas diárias. O estado anunciou nesta sexta-feira (21) que a região permanece na fase amarela do Plano São Paulo, portanto é autorizada essa ampliação.
Piracicaba, São Pedro (SP) e Iracemápolis (SP) informaram que vão aderir ao novo período de funcionamento. Nova Odessa (SP), Capivari (SP) e Limeira (SP) já tinham anunciado que iam passar a permitir o atendimento ao público durante oito horas, desde que a região não regredisse no Plano SP.
Em Piracicaba, a prefeitura informou que o Grupo de Combate ao Coronavírus se reuniu e decidiu ampliar o horário.
A medida vale para imobiliárias, concessionárias de veículos, escritórios, comércio e shopping center, além de bares, restaurantes, salões de beleza e academias. Os clubes também serão autorizados a funcionar por oito horas, a partir de segunda-feira (24).
O comércio vai funcionar das 10h às 18h de segunda a sexta-feira e, aos sábados, das 8h às 16h. As lojas do shopping vão funcionar das 12h às 20h. A medida também vale a partir de segunda.
O decreto prevê que bares e restaurantes comecem com o novo horário a partir de terça-feira (25), com a opção de fracionar as oito horas: das 11h às 15h para o almoço e das 18h às 22h para o jantar. Esse horários valem também para praça de alimentação do shopping.
Além da reabertura dos clubes, será autorizada a abertura dos parques aos sábados e domingos, das 6h às 16h. Também houve mudança no horário da venda de bebidas geladas nas conveniências dos postos. Fica proibido a comercialização das 22h às 6h.
Transporte público
Com a ampliação do horário das atividades flexibilizadas, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Semuttran) informou que vai aumentar o número de coletivos nas ruas. Esse aumento será feito à medida em que os passageiros retornarem ao sistema.
Segundo a prefeitura, antes da pandemia eram transportados, em um dia útil, uma média de 90 mil passageiros com 219 ônibus, sendo 199 ônibus e mais 10% de frota reserva. Atualmente, a média está em 36 mil passageiros por dia útil, e uma frota 131 ônibus sendo 119 ônibus e mais 10% em frota reserva.
Movimento no comércio em Limeira
Jefferson Barbosa/ EPTV
Limeira
Limeira já tinha anunciado que, caso permanecesse na fase amarela, ia ampliar os horários de funcionamento de estabelecimentos no município. Com isso, nesta sexta foi publicado decreto com os detalhes da nova regra.
Escritórios, concessionárias, imobiliárias, academias, centros de ginástica, salões de beleza e barbearia podem funcionar por oito horas em horário livre, corrido ou fracionado.
Já bares, restaurantes, shoppings e similares podem funcionar no mesmo esquema, mas com limite de atendimento até as 22h. Comércio de rua funciona, também, por oito horas, em horário livre, corrido ou fracionado, até 18h.
Os estabelecimentos podem funcionar com 40% de capacidade, exceto academias e centros de ginástica, nesse caso o limite é 30%.
Shoppings e comércio de rua devem informar o horário de funcionamento na entrada dos estabelecimentos, em local visível. O decreto entra em vigor já nesta sexta-feira.
Iracemápolis
Em Iracemápolis a prefeitura também autorizou o funcionamento de estabelecimentos por oito horas diárias. A jornada pode ser contínua ou fracionada. As normas sanitárias, como capacidade reduzida, uso de máscaras de proteção e álcool em gel, estão mantidas.
São Pedro
Em São Pedro (SP), a prefeitura informou que vai seguir o decreto estadual e estender de 6 para 8 horas o funcionamento do comércio. Os responsáveis pelos estabelecimentos podem optar pela jornada contínua ou fracionada. O limite de horários para restaurantes é 22h.
Initial plugin text
Veja mais notícias da região no G1 Piracicaba