https://radiomixlimeira.com.br/feed/

Governo de SP diz que interior teve mais casos do que a capital pela 1ª vez

O governo de São Paulo afirmou nesta segunda-feira (22) que, pela primeira vez desde o começo da pandemia de Covid-19, o interior do estado ultrapassou a capital paulista no número de novos casos de coronavírus registrados em uma semana.

“O interior do estado de São Paulo passou a capital em número de novos casos. No momento em que nós chegamos em 600 municípios do estado de São Paulo já com casos confirmados de coronavírus, o interior já tem 14,5% a mais de novos casos que a capital nesse período da última semana”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, durante coletiva de imprensa.

Entretanto, os dados foram divulgados sem detalhamento de números absolutos nem comparativo com as semanas anteriores.

Na avaliação do governo, há uma “inversão na lógica” do avanço da doença no estado, uma vez que a capital teria deixado de ser o epicentro da crise.

“Isso registra uma inversão na lógica, que se deu em um primeiro momento, em que a capital era o epicentro da crise, epicentro da pandemia no estado de São Paulo. Essa inversão significa, portanto, uma atenção maior dos gestores públicos municipais no combate ao coronavírus em todo o interior do estado.”

Durante a coletiva, o secretário cobrou atuação dos gestores municipais e criticou prefeitos que adotaram medidas contrárias às estabelecidas nas classificações do plano estadual – foi o caso, por exemplo, da cidade de Marília.

“Momento de decisão com base técnica e não base política por esses municípios. (…) Momento de firmeza, de resiliência e de não ceder à pressão”, afirmou o secretário.

“O município de Marília, que nos notificamos ainda há pouco, para que apresente no estado o parecer da sua vigilância sanitária para não corresponder com o plano São Paulo neste momento, que o aponta como uma fase vermelha, e o crescimento de 137% de casos ao longo desse último período, 71% de internações e 40% de óbitos.”

por: g1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.