https://radiomixlimeira.com.br/feed/

Febraban libera bancos da obrigatoriedade de atender das 10h às 16h

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Os bancos não serão mais obrigados a atender o público entre 10h e 16h. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) liberou as instituições financeiras de operar no horário tradicional, que vigorava antes da pandemia.

Significa que, na retomada das atividades, com a flexibilização das restrições impostas pela pandemia de Covid-19, cada banco vai poder adotar política própria para abertura e fechamento das agências.

A Federação explicou que crise sanitária mostrou que os bancos possuem perfis próprios e fortaleceu transações digitais. Segundo a entidade, ao longo dos últimos anos os bancos aumentaram os seus investimentos em tecnologia.

“Ao longo dos últimos anos os bancos aumentaram os seus investimentos em tecnologia como forma de acompanhar a aceleração da digitalização de seus serviços e de seu modo de trabalhar, com mais facilidade, conveniência e segurança aos consumidores”, informou a Febraban.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Pesquisa da federação mostrou que, apenas entre 2019 e 2020, os investimentos passaram de R$ 23,9 bilhões para R$ 25,7 bilhões. Entre 2016 e 2020, os meios digitais passaram de 52% do total para 67%. O volume de operações realizadas pelo celular, por exemplo, saltou de 43% para 51% em apenas um ano, entre 2019 e 2020. Ao mesmo tempo, o volume de transações realizadas de maneira física, em agências bancárias, vem caindo nos últimos anos – passou de 9% do total, em 2016, para 3% no ano passado.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Confira abaixo os horários de funcionamento dos bancos:

  • O Santander informou que voltou a trabalhar das 10h às 16h desde o primeiro dia útil de outubro e destacou que algumas agências, como as que concentram pagamento de INSS, abrem às 9h.
  • A Caixa Econômica Federal deve retomar os horários pré-pandemia (entre 10h e 16h) a partir de 23 de novembro. Até a data, as agências funcionam das 8h às 13h exclusivamente para serviços essenciais.
  • O Bradesco, por outro lado, afirmou que manterá seu horário de funcionamento entre 10h e 14h enquanto durar a pandemia.
  • O mesmo fará o Banco do Brasil, em geral, que vai continuar funcionando das 10h às 14h. Algumas agências podem abrir em horário diferente: para conferir o horário de cada estabelecimento clique neste link.
  • Já o Sicredi abrirá, em maioria, as suas agências das 11h às 16h, porém o horário pode variar entre os estabelecimentos: clique neste link.

Procurado, o Itaú não retornou até o fechamento desta reportagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.