https://radiomixlimeira.com.br/feed/

Com chuvas 26% abaixo da média, BRK pede economia de água em Limeira

A concessionária responsável pelo serviço de água e esgoto em Limeira, BRK Ambiental, fez um alerta para o consumo consciente de água, já que a cidade registra chuvas 26% abaixo da média este ano.

Por exemplo, segundo o monitoramento pluviométrico do Rio Jaguari, de janeiro a novembro Limeira teve um acumulado de 835 milímetros de chuva. A média histórica nesse período é de 1.131 milímetros.

Este ano a estiagem foi mais severa na região, o que prejudicou os principais reservatórios que abastecem o município.

Segundo o coordenador de operações da regional São Paulo da BRK, Daniel Makino, a maior preocupação atualmente é a falta de chuvas suficientes. “O mês de novembro se encerrou com 50% abaixo de novembro do ano passado. É um ano atipicamente com chuva abaixo da média histórica, como foi 2020 e as perspectivas também para 2022″, explicou.

“Esse é o período molhado, o período chuvoso, que nós deveríamos estar com chuvas acima do que nós estamos de fato tendo agora. A preocupação é justamente nesse sentido das chuvas estarem abaixo da média” afirmou. Segundo ele, por enquanto não há previsão de fazer algum tipo de racionamento para os moradores.

CONSUMO

Ainda de acordo com a empresa, o consumo médio de água por habitante de janeiro a novembro de 2021 foi de 178,2 litros. O recomendado pela Organização das Nações Unidas (ONU) é de cerca de 110 litros de água por dia para atender as necessidades de consumo e higiene.

O limeirense consome 68,2 litros de água a mais por dia do que o recomendado pela ONU.

A orientação é que os moradores economizem para preservar os recursos hídricos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.