https://radiomixlimeira.com.br/feed/

Centro de Triagem do Coronavírus em Piracicaba atende média de 85 pacientes por dia


Tenda montada ao lado da UPA Piracicamirim começou a funcionar em 1º de abril. O Centro de Triagem do Coronavírus de Piracicaba (SP), em funcionamento desde 1º de abril, atendeu até esta terça-feira (12), 3,5 mil pacientes, segundo a prefeitura. Em média, são 85 pessoas que passam pela tenda diariamente em busca de atendimento.
A tenda foi montada ao lado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Piracicamirim e centraliza o atendimento de pessoas com sintomas da Covid-19, para encaminhamento e orientação.
Centro de Triagem do Novo Coronavírus, que funciona na UPA Piracicamirim em Piracicaba
Daiany Oliveira/EPTV
A maioria dos atendidos até hoje (2.632) são adultos, 518 são idosos e 302 são crianças menores de 12 anos. A média é 85 atendimentos por dia, sendo o maior fluxo durante o dia e o menor durante a madrugada.
Do total atendido até o momento, 143 pacientes foram encaminhados ao Hospital Regional, Santa Casa e Hospital dos Fornecedores de Cana, classificados como casos de urgência, porque apresentavam Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).
Outros 14 pacientes foram encaminhados para UPAs para receberem atendimento adequado e 133 tiveram alta médica.
De acordo com Flávia Sá Molina, superintendente do setor de urgência e emergência da prefeitura, os casos que exigem atenção especial são encaminhadas aos hospitais e assim que recebem alta, passam a ser monitorados em casa, via telefone, por profissionais da Vigilância Epidemiológica.
“Os casos de síndrome respiratórias que não exigem hospitalização também são medicados e encaminhados para acompanhamento dos profissionais da Atenção Básica. Já os casos leves, que são a maioria, são medicados e orientados para que fiquem em casa”, explicou Flávia.
Quartel general da Covid-19
A UPA Piracicamirim foi escolhida para ser a porta de entrada exclusiva na rede pública de pacientes com problemas respiratórios. Por isso recebeu a tenda anexa, aberta, para evitar contágio, com 200 metros quadrados cobertos, proteção lateral e piso adequado. A função é dar suporte ao trabalho dos médicos e enfermeiras que estão na linha de frente durante a pandemia da Covid 19.
O Centro de Triagem fica na Rua Rio Grande do Norte, nº 135. O atendimento é 24 horas.
Initial plugin text
Veja mais notícias da região no G1 Piracicaba