Museu de ciências de Campinas oferece curso gratuito de introdução à astronomia

Postado em 11/jul/2018


O meteoro mais brilhante captado pelas câmeras do Observatório Municipal foi visto na madrugada desta quarta (11). O curso está divido em dois módulos e as inscrições vão até este domingo (15). Fachada do Museu Dinâmico de Ciências de Campinas (SP), que oferece curso gratuito de introdução à astronomia.
Fernanda Sunega/Arquivo pessoal
O Museu Dinâmico de Ciências, em Campinas (SP), oferece curso gratuito de introdução a astronomia neste mês. As inscrições vão até domingo (15) e devem ser feitas pela internet. Na madrugada desta quarta-feira (11), o meteoro mais brilhante do ano foi visto na cidade.
O curso está dividido em dois módulos, com 50 vagas cada. As inscrições para o primeiro terminam na quinta-feira (12), e para o segundo, domingo (15). As aulas serão ministradas pelo astrônomo Júlio Penereiro, que trabalha no Observatório Municipal, e pela estudante de astronomia Jeynne Bastos.
Conteúdo
No primeiro módulo, com o nome de “O sistema solar, as constelações e as evoluções estelares”, os alunos vão aprender sobre a história da astronomia, o sistema solar, o planeta Terra, as estrelas e como ler cartas celestes. As aulas, ministradas por Jeynne, acontecem do dia 18 a 21 de julho, das 19h às 21h.
Já no segundo módulo, chamado “Galáxias, aglomerados de galáxias e evolução do universo”, as aulas serão sobre a Via Láctea, as outras galáxias do universo, cosmologia e equipamentos astronômicos. Quem ministra a atividade, que acontece do dia 23 a 27 de julho, é Penereiro. O conteúdo programado para fechar o módulo é uma sessão no Observatório Municipal.
Câmera do Observatório Jean Nicolini, em Campinas (SP), flagra passagem de meteoro nesta quarta-feira (11).
Reprodução/EPTV
Meteoros na região
A câmera do Observatório Municipal flagrou a passagem de um meteoro pelo céu de Campinas pela terceira vez neste ano. O astrônomo Julio Lobo disse que o corpo celeste foi o mais brilhante a ser captado pelas câmeras desde o começo do ano.
Em maio, as câmeras flagraram duas quedas de meteoros. A primeira ocorreu na noite do dia 8 e pôde ser vista dos estados de São Paulo e Minas Gerais. A segunda ocorreu na noite do dia 25 e, segundo o astrônomo, o nome técnico do corpo celeste era bólido. O fenômeno pôde ser visto de vários pontos do estado de São Paulo.
Serviço
Curso de introdução à astronomia
Onde: Museu Dinâmico de Ciências, que fica na Avenida Dr. Heitor Penteado, nº1101, no Jardim Nossa Senhora Auxiliadora
Quando: do dia 18 a 27 de julho
Inscrições: são gratuitas e devem ser feitas pela internet até dia 12 (módulo I) e 15 de julho (módulo II)
Veja mais notícias da região no G1 Campinas
Source: Notícias de Campinas e Região SP g1

Os comentários estão desativados.