Escolas estaduais de SP podem retomar atividades presenciais nesta semana; Limeira só retoma em 2021

Desde a terça-feira (8), as escolas da rede estadual de São Paulo ficaram autorizadas pelo Governo a retomar as atividades presenciais para recuperação e acolhimento, de forma gradual, respeitando os protocolos de segurança. No total, 128 municípios decidiram pela retomada a partir de ontem. Entretanto, ela não é obrigatória e deve ocorrer mediante a escuta da comunidade. Os municípios também têm autonomia de interferir no calendário, embasados por dados epidemiológicos de suas regiões.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
LIMEIRA
A Secretaria de Educação de Limeira realizou pesquisa com pais e responsáveis dos alunos da rede municipal de ensino. O levantamento embasou a decisão da prefeitura de não retomar as aulas presenciais neste ano no âmbito das redes municipal, estadual e particular, visando evitar a disseminação do coronavírus. Confira os resultados da pequisa:

✏️ INFANTIL (0 a 5 anos):
Total respondido – 4.204
– Sim, volta: 520 (12,4%)
– Não volta: 3.684 (87,6%)

✏️ FUNDAMENTAL (1º ao 5º ano)
Total respondido – 5.034
– Sim, volta: 569 (11,3%)
– Não volta: 4.465 (88,7%)

✏️ EJA (diversos)
Total respondido – 129
– Sim, volta: 30 (23,2%)
– Não volta: 99 (76,8%)

✏️ TOTAL
Total respondido – 9.367
– Sim, volta: 1.119 (11,5%)
– Não volta: 8.248 (88,5%)

Assim, o governo municipal informou na última semana que as aulas presenciais nas redes pública e privada de Limeira não serão retomadas em 2020. A medida vale para todos os níveis, com exceção de práticas dos cursos da área de saúde. Nas cidades da região outras medidas foram adotadas.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
AMERICANA
A administração informou que as aulas presenciais não serão retomadas nas unidades municipal e estadual em setembro. Além disso, destacou que as unidades particulares foram orientadas a permanecerem fechadas, embora avalie que não possa obrigá-las a terem esta posição.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
CAMPINAS
O Executivo vetou a retomada das aulas presenciais até 15 de setembro na rede pública e particular, até que a situação seja reavaliada. O anúncio foi feito no último dia 4, após uma consulta pública virtual em que questionou pais e responsáveis se as crianças iriam frequentar as aulas em caso de retorno das atividades.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
PIRACICABA
De acordo com a prefeitura, as redes municipal e estadual seguem protocolo do Estado sobre as aulas e, por isso, a retomada é prevista para 7 de outubro. Por outro lado, em decreto, o governo autorizou as atividades de reforço e recuperação de aprendizagem nas unidades particulares de todos os níveis. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *